top of page
avaliação psicológica bariatrica.jpg

Preparo e Avaliação psicológica Pré-operatório

Ao decidir fazer a Cirurgia Bariátrica, sabemos que envolve um processo de longas mudanças. Não se passa junto com o efeito da anestesia as outras dificuldades que nem sempre são calculadas.

 

Você já ouviu falar de alguém que fez a cirurgia e não perdeu peso ou voltou a engordar?

Pois é. Isso acontece porque o paciente não estava preparado psicologicamente para passar pelo processo.

Apesar de ter riscos como qualquer cirurgia, em geral o nível de sucesso das bariátricas é bastante satisfatório, as maiores complicações vêm mesmo da nossa cabeça, que se não estiver pronta acabará agindo contra você.

Eu ajudo pessoas a não apenas terem o laudo Psicológico para a cirurgia. Minha missão é esclarecer e levar meus pacientes o mais bem preparado para sua cirurgia e assim, atingirem um emagrecimento saudável e viverem bem com a nova forma de comer após a cirurgia. A avaliação psicológica no pré-operatório inclui muita conversa, psicoeducação, vamos trabalhar seu comportamento alimentar, haverá aplicação de testes para eu te avaliar melhor, e também trago sua família p conversarmos a respeito da cirurgia, dou muitas dicas, tiro duvidas e dou orientações... O preparo Psicológico é bem completo e o laudo (burocracia do convênio) é entregue na última sessão. Normalmente são cinco sessões. Como presente, você ganhará um e-book exclusivo, vários bônus e um brinde exclusivo.

Obedeço os critérios da Legislação norteadora da cirurgia: Resolução CFM 2.172/2017, CFM Resolução nº 2.131/2015, CFM 1.766/2015, CFM 1.942/2010, MS Portaria nº 628/2001; MS Portaria 424 e 425 /2013, ANS RN nº 387/2015, bem como os critérios da ABESO e SBCBM para abordagem da cirurgia bariátrica.

IMG_20191113_183106_026_edited.jpg

Acompanhamento Hospitalar Trans-operatório

A atuação do psicólogo durante o trans-operatório objetiva minimizar a angústia e ansiedade do paciente e seus familiares favorecendo a expressão dos sentimentos, auxiliando na compreensão da situação vivenciada, proporcionando um clima de confiança entre o paciente e equipe de saúde, facilitando a verbalização das fantasias advindas do processo cirúrgico.


A definição do período trans-operatório é dada como sendo a fase que se inicia no momento da entrada do paciente no hospital, passando pelo centro cirurgico até sua saída da Sala de Operações e encaminhamento à Sala de Recuperação Pós - Anestésica. 


Acompanho meu paciente do momento em que ele se interna ate o momento em que ele “dorme” com a anestesia no centro cirúrgico. Logo em seguida subo para o quarto e fico com o acompanhante (familiar) orientando-o sobre as expectativas realistas e reflexões sobre as transformações que ocorrerão após a cirurgia bariátrica a curto, médio e longo prazo. No dia seguinte faço uma visita hospitalar ao paciente para dar-lhe melhor conforto.

IMG-20190928-WA0090.jpg

Acompanhamento Pós-operatório

Esteja acompanhado pela psicóloga, agende uma sessão e dê o primeiro passo no autocuidado. A sua saúde mental importa, os seus sentimentos e emoções precisam ser levados a sério.


Muitas pessoas formularam toda sua existência, personalidade, hábitos e vontades como uma pessoa  obesa. O processo de mudança da imagem pode  desestabilizar tudo isso. O apoio psicológico não serve  para apenas auxiliar o paciente a se manter magro, mas  para, sobretudo, auxiliar no processo de ressignificação  de si mesmo. Compreensão do impacto que os excessos  faziam em sua vida e a não transpor os hábitos nocivos  de uma coisa para outra. Tenha carinho por seu processo. Compreenda que seu  organismo é diferente de outras pessoas. Não se  compare com outras pessoas. Siga acreditando que tudo  depende da forma como você encara.

O acompanhamento psicológico no pós-operatório é feito assim:

- Individual, onde a quantidade de sessões e a frequência dependerão da demanda com sessões semanais, podendo ser online ou presencial.

Grupo de Apoio por Tempo de Cirurgia, é um espaço pelo qual se oferece ao paciente esclarecimento, ajuda, amparo, informação e acolhimento, com foco na mudança comportamental relacionado ao habito alimentar, autoconhecimento, autoestima e compensação emocional no comer transtornado. Os encontros sempre no segundo sábado do mês com horários específicos para cada grupo desde 2015. Por ser um grupo aberto, não há necessidade de inscrição prévia.



O “Grupão” é realizado no fim de cada semestre com todos os grupos de todas as fases na qual são escolhidos os temas mais relevantes para discussão que foram traçados pelos pacientes tais como: aspectos positivos e negativos do tratamento da obesidade, comentários/ dúvidas sobre todo o processo, e assim por diante.


O “Cinegrupo” acontece algumas vezes por ano, no qual são exibidos filmes que contemple aspectos da obesidade, e ao final de cada exibição é feita uma discussão entre os participantes e os profissionais convidados com o intuito de favorecer a reflexão sobre os problemas que o obesos e ex-obesos sofrem.


O “Picnic” é feito a cada trimestre no Parque da Cidade para todos os participantes incluindo seus familiares e profissionais convidados, evocando o ato de compartilhar e a convivialidade, no qual há aulas de fitdance, zumba, funcional e outros.

laudo.jpg

Laudo Psicológico para Cirurgias Reparadoras

O laudo de um psicólogo é muito importante para complementar o caráter terapêutico do tratamento solicitado pelo seu médico. Ele contribui para afastar o caráter estético da cirurgia plástica reparadora. Dessa forma, o psicólogo vai relatar que o paciente tem dificuldade de aceitação do próprio corpo, possíveis quadros de ansiedade, depressão, as questões emocionais decorrente do excesso de pele entre outras.


Acontece muito do plano de saúde negar a cirurgia reparadora alegando ser de caráter estético, mas a gente sabe que não é. A cirurgia tem como objetivo dar uma melhor qualidade de vida ao paciente. Pare pra pensar!! Tem pessoas que perdem 100kg após a bariátrica. Imagina a quantidade de pele que sobra? Dessa forma, o laudo psicológico se faz necessário para demonstrar o caráter terapêutico dessa cirurgia tão importante.

RETOMA FOTO MONTAGEM_edited.jpg

Desafio RETOMA.Bari

RETOMABari uma nova possibilidade de tratamento para aqueles pacientes bariátricos que estão reganhando o peso.


O RETOMABari trata-se de um programa que oferece o cuidado das diversas áreas médica, psicologia, nutrição, fonoaudiologia e educação física para favorecer a continuidade do sucesso pós-cirúrgico.


Este programa veio para ajudar os bariátricos que estão sem acompanhamento e tiveram reganho de peso ou platô prolongado.


O objetivo é te ajudar a retomar o tratamento, melhorar seu estado de saúde, disposição, ter qualidade de vida e bem estar físico e mental para voltar a atingir sua meta de emagrecimento de forma consciente, levando a você de forma simples e pratica.


Este é um ambiente no qual o paciente bariátrico dispõe de um espaço para obter informações e orientações, fazendo com que este compreenda a relação entre o aspecto psicológico e físico, nos quais os mesmos podem expressar e validar suas questões tanto no âmbito emocional como alimentar, perceber formas positivas para seguir com o tratamento, além de permitir que ele se reconheça como parte de um grupo coeso que tem as mesmas dificuldades e acertos.

Mulher sendo atendida

Terapias Para Obesidade, Emagrecimento, Reganho de peso, Distúrbios Alimentares

A terapia é um processo de crescimento e autodescoberta e nas minhas sessões, promovo a transformação comportamental, incentivando uma perspectiva positiva e a adoção de novas atitudes e reações. 

Organizar seus sentimentos e pensamentos, se conhecer melhor, aumentar a sua autoestima, desenvolver sua inteligência emocional, melhorar seus relacionamentos… Que áreas da sua vida estão precisando de atenção?


Vem conversar comigo hoje mesmo, faça terapia! As conversas comigo visam preparar o paciente para um plano de ação colaborativo para ajudá-lo a se recuperar totalmente.

Tratamentos: Produtos
bottom of page