Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariátrica
A cirurgia bariátrica é um procedimento sério e invasivo, e seu intuito é o de reduzir a mortalidade e a morbidade (aparecimento ou agravamento de doenças associadas) em pacientes com grau de obesidade. Esta só se justifica quando seus riscos são menores do que os causados pela obesidade, pois é uma cirurgia que vai alterar os hábitos e a qualidade de vida do paciente, que tem como objetivo trazer qualidade de vida e maior saúde ao paciente.
O processo da cirurgia bariátrica não envolve somente a questão médica: a participação da psicologia se mostra fundamental, pensando em uma preparação para as mudanças que irão surgir com a cirurgia. Você já ouviu falar de alguém que fez a cirurgia e não perdeu peso ou voltou a engordar? Pois é. Isso acontece porque o paciente não estava preparado psicologicamente para passar pelo Processo.
Apesar de ter riscos como qualquer cirurgia, em geral o nível de sucesso das bariátricas é bastante satisfatório, as maiores complicações vêm mesmo da nossa cabeça, que se não estiver pronta acabará agindo contra você. O acompanhamento psicológico tem o intuito de levar o paciente à tomada de consciência das necessidades de mudanças de hábitos, costumes, atividades e comportamentos.
Uma característica fundamental para que o paciente possa se submeter à cirurgia é que ele tenha maturidade e esteja disposto a receber orientação psicológica, caso contrário, o resultado da cirurgia será comprometido. Os fatores psicológicos podem influenciar negativamente no resultado do processo cirúrgico, trazendo prejuízos ao tratamento da redução de peso.
O tratamento bem-sucedido da obesidade, além de envolver o manejo das questões clínicas, nutricionais e de atividade física, tem que passar, necessariamente, pela abordagem psicológica.
Você tem indicação para fazer cirurgia bariátrica? Seu médico solicitou uma avaliação psicológica? Eu estou aqui para lhe ajudar neste processo!
O que é a Avaliação Psicológica?
A Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariátrica é uma análise, feita por um profissional Especialista em Obesidade, a fim de compreender quanto o paciente está preparado psicologicamente para realizar a cirurgia e enfrentar todas as mudanças que virão a partir dela no período Pós-Operatório, além de ajuda-lo a entender todo o processo.
A avaliação psicológica para a cirurgia bariátrica consiste basicamente:
em uma entrevista psicológica ampla e detalhada – onde há o levantamento da história clínica do paciente e sobre a história da sua obesidade;
verificação quanto à presença de compulsões, crises de ansiedade e fantasias acerca do emagrecimento, relação com o alimento e possibilidade de algum transtorno alimentar, níveis de stress, ansiedade e depressão do paciente;
observação da capacidade de manutenção do controle frente às situações de stress/tensão e de aspectos psicossociais que possam comprometer os resultados – aplicação de testagem psicológica.
O psicólogo pode identificar a necessidade de que haja um acompanhamento psicológico anterior à cirurgia, e desta forma dar o parecer negativo.
Isso não obriga o paciente a fazer a psicoterapia se não for do interesse dele, mesmo que este seja um quesito fundamental para fazer a cirurgia. No momento em que a psicoterapia é indicada, o psicólogo trabalha no sentido de preparar o paciente para uma etapa importante em sua vida.
As expectativas algumas vezes são irreais e precisam ser trabalhadas: haverão mudanças na rotina e um psicólogo pode orientar e preparar para isso.
Porque fazer Avaliação Psicológica?
Já pensou passar por todo o processo da cirurgia e depois perceber que não foi uma boa escolha ou que não estava preparado para lidar com as consequências dela? Infelizmente isso pode acontecer.
A Avaliação Psicológica antes da Bariátrica vai ajudar o paciente a pensar sobre aspectos importantes acerca da cirurgia, entender quais são os benefícios e as limitações dela, bem como pesar ganhos e perdas.
Isso não quer dizer que você deva ter medo de fazer a Avaliação Psicológica por receio de ser “reprovado”, a intenção não é essa. Mas sim minimizar problemas futuros que surgem se o paciente não estiver realmente ciente e preparado para uma cirurgia desta gravidade.
Laudo Psicológico para Bariátrica
O Laudo Psicológico para Bariátrica é um documento que o Psicólogo irá emitir após algumas sessões (isso varia de acordo com o profissional), atestando sua condição, sob ponto de vista psicológico, para realização da cirurgia. É um documento exigido como pré-requisito para a realização da bariátrica tanto para cirurgias de feitas de forma particular quanto custeadas pelos convênios.
Reganho de Peso Pós Cirurgia Bariátrica
Antes da Cirurgia, a expectativa é muito alta. Os pacientes geralmente já tentaram muitos tratamentos para emagrecer, alguns com sucesso, outros nem tanto. E por fim, quando optam pela cirurgia tendem a depositar no procedimento a resolução dos problemas de uma vida inteira com peso.
Infelizmente, nem sempre a cirurgia é o ponto final. As Estatísticas do Reganho de Peso são bem altas, isso quer dizer que muitos pacientes voltam a engordar depois de operar.
Isso pode acontecer por diversos fatores, porém o que mais se evidencia é o Comportamento Alimentar e Mudança no Estilo de Vida que não se reajustaram.
Muitas pessoas, crentes na proposta da Cirurgia Bariátrica, acabam terceirizando a responsabilidade da Perda de Peso para o procedimento e acabam se esquecendo do principal: O Emagrecimento é uma Consequência dos Hábitos Alimentares.
Ou seja, a cirurgia vai ser um “pé no freio”, mas se nada mudar na forma como a pessoa se comporta em relação à alimentação, o peso vai voltar a subir com o tempo.
Porque é tão difícil Mudar Hábitos Alimentares?
Imagine que você vem discutindo estratégias com seu médico e recebeu uma indicação responsável para a Cirurgia Bariátrica, aos 33 anos.
Você tem o desejo de que tudo mude daqui pra frente, mas não podemos perder de vista que foram 33 anos vivendo com hábitos pré estabelecidos. Todo este tempo, você consolidou uma forma de se alimentar, quantidade e tipos de alimentos de preferência.
Talvez você não tenha desenvolvido variabilidade na hora da alimentação, talvez você passe muito tempo sem comer e depois perca o controle, ou ainda pode ser que você desconte toda a sua Ansiedade, Estresse e Frustração na Comida.
São muitas as possibilidades, e em geral nós não paramos para fazer essas análises e trabalhar na Mudança destes Hábitos que já fazem parte da nossa vida de uma forma tão natural.
Cuidar dessa parte aparentemente simples e até desconsiderada é, na verdade, o mais complexo, e surpreendentemente é o que garante o Sucesso ou Insucesso da Cirurgia Bariátrica. Auxiliar essas transformações é o papel do Psicólogo.
Porquê continuar o Acompanhamento Psicológico depois da Cirurgia Bariátrica?
Treino é treino. Jogo é jogo!
Por mais que saibamos o que deve ser feito é difícil manter a linha e encarar tudo que precisa ser diferente depois da cirurgia.
O Acompanhamento Psicológico é importante para auxiliar no processo de emagrecimento, e o especialista vai te ajudar a:
Lidar com a Autoimagem
Ajudar a Estabelecer Mudança de Hábitos
Readequar Comportamento Alimentar
Perceber Crenças que levam ao Ganho de Peso
Modificar a Relação com Alimentação
Lidar com o Comer Emocional
Lidar com a Impossibilidade de Comer (as vezes a cabeça quer que você continue comendo, mesmo quando o corpo já não pode mais),
Gerenciar Mudanças de Humor
Monitorar Comportamentos Compensatórios ao Comer (Por exemplo, existe uma incidência alta de Alcoolismo Pós Bariátrica, especialmente em mulheres).
Cuidar do Equilíbrio Emocional é a chave do sucesso da Cirurgia Bariátrica!
Comments